quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Histórias que o povo precisa conhecer...

Garotinho em Copacabana

Visitando uma tia, dia desses, no Bairro de Copacabana, Zona sul do Rio de Janeiro, Garotinho foi abordado no elevador por uma senhora:

Eu acho que conheço o senhor de algum lugar – Disse ela.
Pode ser da televisão, de jornais... Eu sou o Garotinho, ex Governador.
Ah...tá,,,, - reagiu a senhora com um certo desdém – Aqui na Zona sul eu sei que o Sr. nunca fez nada, mas minha empregada, que mora na Baixada, fala muito bem do Sr.
Nunca fiz nada por aqui? A Senhora conhece esse batalhão de polícia aqui da Figueredo Magalhães?
Conheço...
Fui eu que fiz. A senhora conhece a estação do metrô que tem aqui nessa rua?
Conheço sim.
Também fui eu que fiz...

A senhora já estava meio confusa...

A senhora conhece a estação do metrô da praça Cardeal Arcoverde?
Não vai me dizer que foi o Sr. que fez também? - Disse a dona com um certo ar de incredulidade.
Não. Respondeu garotinho. Essa quem fez foi a Governadora Rosinha, minha esposa.
Meu Deus... exclamou a senhora, como é que eu nunca soube de nada disso? Eu devo estar esclerosada. É impossível.
A Senhora lê o Jornal O Globo, né?
Claro. Sou assinante à muito tempo.
Então não precisa se preocupar. A senhora não está esclerosada, não. Só está sendo enganada.
Disse o Governador sorrindo antes de se despedir da senhora e seguir seu caminho.


O Vereador que não mente



Um Vereador de uma cidade do interior do Rio de Janeiro foi chamado ao Palácio Guanabara recentemente, junto com várias outras lideranças locais.
O Governador colocou todos os convidados em torno de uma mesa e ao invés de falar em obras ou investimentos para o interior foi logo perguntado:
Quem aqui vota comigo? Eu quero saber. O Sr. Deputado Fulano, vota comigo?
O sujeito se coçou, se enterrou na cadeira, fingiu que não tinha entendido, mas no final, meio constrangido, disse que sim...

E o Sr. Prefeito? - Perguntou o Governante a outra liderança interiorana – vota comigo?
O Alcaide falou de sua cidade, de tradições locais, contou histórias, cozinhou o galo, mas, em determinado momento, apertado pelo poder do Governador, acabou cedendo...
É Governo... eu voto... vamos ver o que vai ser possível fazer pelo Sr....

Um de cada vez, todos foram apertados e acabavam falando o que o Governador queria ouvir.
Até que o Governador apontou sua poderosa torquês para o tal Vereador.

E você, Vereador, perguntou o poderoso Governante... Vai votar comigo?

O Vereador respondeu na lata:

Eu voto com o Garotinho.

O Governador quase teve um troço.

Oh sujeito... Como é que você tem a cara de pau de dizer isso pra mim? E aqui dentro do palácio... na minha cara... Dizer que vai votar em Garotinho... Maldade isso.
Pois é Governador. Eu digo porque vou mesmo votar no Garotinho e não quero mentir para o Sr. como estão fazendo todos esses outros aí.

O poderoso indignou-se:

Pois então avise ao seu candidato que eu tenho 300 milhões pra fazer campanha no interior e vou acabar com ele. Vou destruí-lo. Vou dizima-lo. Pode avisar isso ao Garotinho – Disse o governante, bufando...

Governador – emendou o corajoso Edil – já que o Sr. tem essa dinheirama toda pra gastar, bem que podia fazer umas obrinhas para o povo lá na minha cidade, né?


Jovens pela paz

Em 2006, quando resolveu apoiá-lo, Garotinho chamou o atual Governador para uma reunião com os integrantes do Projeto Jovens pela paz.
Na época eram dez mil jovens contratados para fazer trabalhos sociais em comunidades carentes e a ideia era, ao mesmo tempo, afastar o jovem das péssimas influencias do tráfico e possibilita-lo um recurso mensal para o seu sustento e ajuda à família. Um programa belíssimo.
O próprio candidato Cabral reconheceu a importância do projeto e prometeu duplicar o número de jovens contratados pelo programa.
Pois bem. Um dos primeiros atos do Governador, depois de eleito, foi extinguir o programa e demitir todos os seus integrantes. E pior. Quando os jovens demitidos foram ao palácio cobrar a promessa de Cabral, ou pelo menos uma explicação para tamanha covardia, foram chamados de vagabundos e tratados como bandidos, sendo expulsos pela polícia à golpes de cassetete.
Em um só ato Cabral demonstrou falsidade, traição e covardia.
Foi assim também com o pessoal do transporte alternativo, com o pessoal da Cedae, com os policiais militares e civis, com o funcionalismo em geral...
Mas não tem nada não.

Garotinho vem aí.

3 comentários:

  1. Uma correção... A Cardeal Arcoverde foi feita na gestão do Marcello Alencar. A estação Cantagalo sim foi executada no governo Rosinha.

    ResponderExcluir
  2. E na estação Cantagalo cabe uma curiosa observação: ela possui uma placa além da de inauguração, uma placa de inauguração do trecho seguinte... Ou seja, o Cabral colocou seu nome lá de qualquer jeito... Ele teve que fazer uma reinauguração por conta de ajustes, mas não deveria ter placa dele ali...

    A estação fica na praça Eugênio Jardim.

    ResponderExcluir
  3. Grabriel, você esta correto. Eu me referi na verdade a estação Cantagalo. Troquei os nomes. Obrigado.
    VP

    ResponderExcluir